Nesta terça-feira (2), o Corinthians estreou com empate diante do Racing-URU, no estádio Centenário, em Montevidéu, pela Copa Sul-Americana. Yuri Alberto abriu o placar para o Timão mas Alaniz deixou tudo igual.
Os donos também marcaram com Varela, de cabeça, mas o VAR acusou impedimento. Com tudo igual, o Corinthians fica com um ponto no grupo F. O Argentino Juniors lidera, já que venceu o Nacional-PAR por 3 a 2, no Defensores Del Chaco.
O cartão de visitas do Corinthians no Estádio Centenário saiu dos pés de Fagner, em uma jogada muito repetida por parte do camisa 23 do Timão. O jogador recebeu de Hugo, pelo lado direito, e finalizou de média distância, no ângulo, obrigando defesa espetacular de Renzo Bacchia.
Ação-reação
Se o Corinthians deu trabalho para Bacchia, o Racing não demorou para fazer Cássio trabalhar na meta alvinegra. A equipe uruguaia acumulou uma sequência de escanteios, que geraram bastante perigo ao goleiro do Timão.
Neste mesmo momento do jogo, em bola rebatida, Verón Lupi bateu com firmeza, contou com desvio na defesa corintiana, e viu a bola explodir na trave.
Bate e rebate
O primeiro tempo de Racing x Corinthians foi daqueles que deixou os torcedores do Timão pouco esperançosos com a equipe. Mesmo amplamente superior ao rival individualmente, a equipe passou longe de conseguir ser criativa com a bola no pé.
Se por um lado os uruguaios deixavam o orgulho de lado para se pautar em bolas longas ao ataque, a resposta do Corinthians foi a mesma. Pedro Raul, pivô do Timão, porém, teve muitas dificuldades em reter a bola contra um forte trio de zagueiros do Racing.
Velho conhecido
No intervalo da partida, António Oliveira optou por resgatar antigas memórias da Fiel. O treinador promoveu a entrada do lateral-esquerdo Matheus Bidu na vaga de Hugo, para tentar ganhar mais agressividade pelo lado esquerdo.
Foi a primeira aparição oficial de Matheus Bidu com o Corinthians nesta temporada. Ele esteve fora da lista de inscritos para o Campeonato Paulista.
Ponta ou centroavante?
Yuri Alberto foi escalado por António Oliveira como ponta-direita nesta terça-feira (2). Distante do gol, o camisa 9 alvinegro parecia pouco habituado com a função que lhe foi atribuída na partida.
Mas o jogador do Corinthians conseguiu fazer a diferença na partida quando passou a frequentar a área. Aos 20 minutos do segundo tempo, de cabeça, após belo cruzamento de Rodrigo Garro, ele abriu o placar para o Timão em Montevidéu.
Banho de água fria
Quando o jogo já parecia administrado pelo Corinthians, um verdadeiro balde de água fria atingiu os comandados de António Oliveira. O Racing empatou a partida com Alaniz aos 40 minutos do segundo tempo.
Uma bola rebatida na área do Corinthians fez Alaniz ficar cara a cara com Cássio. Ele ultrapassou Cacá, que estava mal posicionado, e estufou as redes alvinegras.
Próximo confronto
Na próxima terça (9), o Corinthians recebe o Nacional-PAR, às 19h, na Neo Química Arena.
Racing x Corinthians
Racing
Renzo Bacchia; Guillermo Lima, Lucas Monzón, Hugo Magallanes e José Rebollo; Urretaviscaya (Medeiros), De Los Santos e Garcia; Verón Lupi (Alaniz), Berrutti (Sosa) e Lucas Guzmán. Técnico: Eduardo Espinel.
Corinthians
Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique (Fausto Vera) e Hugo (Matheus Bidu); Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Yuri Alberto, Wesley (Pedro Henrique) e Pedro Raul (Romero). Técnico: António Oliveira
Motivo: primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Data e horário: 2 de abril de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jhon Hinestroza (COL)
Auxiliares: Jhon Gallego (COL) e Mary Blanco (COL)
Árbitro de vídeo: Jhon Perdomo (COL)
Gols: Yuri Alberto (20 min 2ºT), para o Corinthians; Alaniz (40 min 2ºT), para o Racing
Cartões amarelos: Hugo e Garro, do Corinthians